Com o início da pandemia e a necessidade da quarentena, e consequentemente da restrição de várias tarefas do nosso dia a dia, deixamos de frequentar nosso ambiente de trabalho, de lazer, da realização de exercícios físicos etc. Em relação ao trabalho, a necessidade do home office trouxe à tona uma série de dificuldades de organização e planejamento de tarefas, uma vez que houve a necessidade de trabalhar no mesmo ambiente de lazer e descanso, sem horários definidos e com muita responsabilidade. Organizar por conta própria o dia em meio a um número elevado de tarefas pode causar muita ansiedade, e impedir que a gente realize o que é necessário.
Mesmo com o retorno gradual das atividades sendo liberado em algumas cidades, ficou evidente a importância de uma rotina, auxiliando no enfrentamento de estresse e da sensação de falta de controle e de produtividade. Pensando nisso, há algumas dicas que podem ser úteis para uma organização mais eficiente dos nossos dias.
1. Elaboração de lista de tarefas ou cronogramas
Identificar o que precisa ser feito é o primeiro passo para uma tomada de decisão mais consciente, ajudando a organizar e priorizar tarefas a fim de que você não fique sob controle da ansiedade e consiga entender exatamente o que precisa ser feito.
2. Começar pela tarefa mais fácil e quebrá-la em partes
Identificar quantos passos serão necessários para realizá-la, e de quantas horas você irá precisar, são os primeiros passos para entender o que é necessário para cumprir aquela tarefa. Começar pela tarefa mais fácil é uma progressão gradual para o início das tarefas, especialmente quando o ato de começar se torna mais difícil do que continuar.
3. Anotar o que já foi feito no seu dia
Quando anotamos as conquistas e acontecimentos daquele dia, diferenciamos aquele dia de todos os outros e entramos em contato direto com as realizações. Entrar em contato com o resultado das suas ações pode te ajudar na motivação para continuar cada vez mais com seu planejamento.
4. Desistir da ideia de que você tem que estar pronto sempre e dominar a execução perfeitamente
Na maioria das vezes, tudo que temos é o momento em que você decide começar com o que é possível naquele momento. O perfeccionismo faz com que a gente desista e não seja tão eficiente no que de fato importa. Porém, para chegar no ponto de fazermos uma coisa com qualidade, precisamos ao menos começar para identificar onde temos dificuldade, ou até descobrirmos que podemos solucionar essa dificuldade. A prática leva à facilidade na realização de tarefas, não a procrastinação.
5. Adaptar horários de acordo com a sua realidade
Identificar o horário que é mais adequado para a realização de uma tarefa é fundamental para o processo. Conhecer e entender sua rotina, seus prazos, suas necessidades, e o horário que está mais disposto dentro do que você tem disponível podem ajudar como você estrutura aquela tarefa, além de evitar uma cobrança desnecessária e comparação com o horário em que outras pessoas costumam realizar as suas tarefas. Cada pessoa tem uma rotina e uma necessidade individual, assim como há pessoas que gostam de realizar suas tarefas pela manhã, e outras à noite. Identifique suas preferências e necessidades para uma tomada de decisão mais consciente.
6. Flexibilizar quando for necessário
Por mais que possamos planejar nosso dia e nossas tarefas, muitas coisas saem do nosso controle e não há possibilidade de prever, certo? Caso haja algum imprevisto, é importante que a gente tenha clareza do porquê não é possível seguir com os planos previamente estabelecidos, e quando for possível poderemos retornar às atividades e à normalidade. Flexibilizar sua agenda não significa que você não conseguiu cumprir com seus objetivos, ou que aquilo não dá certo para você, significa apenas que não temos controle de tudo à nossa volta.
7. Perceber quando está fugindo de uma responsabilidade
Mesmo sem notar, nós acabamos, vez ou outra, fugindo de uma tarefa de diversas formas: mexendo no celular alguns minutos a mais do que o necessário, decidindo arrumar o local de trabalho excessivamente, mandando mensagem para alguém, escolhendo aquele momento para entrar nas redes sociais etc. O início de uma tarefa ou de uma atividade pode nos causar um desconforto, e nós podemos aliviar momentaneamente de diferentes formas, resultando no atraso daquela tarefa. Identificar que suas ações antes de realizar algo podem ser fugas e não ações necessárias para aquele momento é importante para sua organização e autoconhecimento.
8. Considerar o ambiente
O ambiente que passamos a maior parte do dia deve ser agradável o suficiente a ponto de fornecer condições para que nós realizemos nossas tarefas confortavelmente. Se ele não está adequado ou tem muitos estímulos, isto é, muitas informações ou forma de distrações, você pode sentir uma dificuldade maior no decorrer do seu dia. Observe o ambiente e faça alterações dentro de suas possibilidades, seja em sua casa ou no trabalho.
9. Pensar no porquê a atividade é relevante ou importante
Muitas vezes realizamos tarefas que estão inseridas na nossa rotina de forma automática, e não pensamos no porquê daquela tarefa ou qual será a consequência daquele ato. Até as tarefas básicas de nossas casas tem um bom motivo para serem executadas. Analisar o que você considera importante pode dar atenção às tarefas de acordo com suas prioridades e necessidades, e excluir o que você faz sem propósito.
Postagens não substituem a psicoterapia.