Você já parou para se perguntar se cultiva uma boa relação com seus sentimentos e emoções, sejam eles agradáveis ou desagradáveis de sentir? Você consegue perceber como se relaciona com eles? Qual o impacto dos sentimentos na sua vida? Você já desejou parar de sentir algo?
Se tem algo que é verdade quando se trata de emoções e sentimentos é: senti-los é a melhor forma de lidar com eles. Digo isso pois nós frequentemente tentamos selecionar, como se fosse possível, o que sentimos. Muitas vezes nós ficamos mais focados em sermos racionais do que em simplesmente sentir. Isso acontece pois quando as emoções nos causam desconforto, nós queremos fugir.
Quantas vezes tentamos correr de sentimentos que parecem desconfortáveis?
Tentar silenciar as emoções ou enxergá-las como perigosas faz com que a gente deixe de perceber que elas possuem um valor muito grande em nossas vidas. Elas contam um pouco sobre nós, sobre como significamos o mundo, sobre o que aconteceu com a gente, sobre o que queremos ou deixamos de quere, sobre nossa relação com as pessoas à nossa volta… elas nos tornam humanos!
A verdade é que não tem como evitar os sentimentos e emoções, e quanto mais tentamos, mais difícil será lidar com eles quando eles aparecerem novamente. Quando você afasta todo e qualquer sentimento que seja desagradável, é como se você dissesse para você mesmo que eles são extremamente perigosos. Então, quando eles vierem, eles serão ainda mais desconfortáveis do que já são, e consequentemente terão um impacto maior.
Então, como começar a lidar melhor com eles?
Tudo começa com a aceitação. Aceitar que eles virão não significa que você gosta de todos eles, ou que você vai deixar com que os sentimentos desconfortáveis permaneçam para sempre em sua vida. Significa que você não irá lutar com o que acontece dentro de você. Sem julgamentos, sem invalidar, sem selecionar. Só aceitar.
Tentar lutar com os sentimentos faz com que eles ganhem mais força. Quando não precisamos lutar com os sentimentos podemos direcionar nossas ações para o que realmente importa para nós. Podemos direcionar nossa energia em direção aos nossos valores e agir de acordo com o que faz nossa vida significativa, seja ela qual for.
Os sentimentos não precisam fazer sentido e nem comandar nossas vidas, eles só precisam ser sentidos.