Todos nós, em algum momento de nossas vidas, já nos encontramos em alguma situação em que a sensação era de que não estávamos falando na mesma língua de outra pessoa, gerando conflitos e desentendimentos que poderiam ser resolvidos caso a comunicação e a compreensão melhorassem.
O diálogo adequado evita que um simples problema e/ou uma interpretação equivocada se tornem um grande empecilho nos relacionamentos: seja com a família, com os parceiros românticos, com os amigos, com colegas de trabalho etc.
A falta de uma comunicação efetiva pode afetar todas as relações à nossa volta, já que quando você não comunica para o outro qual as suas necessidades e o que você não gosta, ele vai entendendo que “tudo bem” ele continuar agindo da maneira que julga adequada, e pode, muitas vezes sem intenção, acabar nos magoando. O intuito da comunicação é que as pessoas juntas ajustem a relação a fim de que elas encontrem uma forma de se relacionar que funciona para todas as partes.
Dicas para facilitar a comunicação e melhorar as relações
Pensando nisso, há algumas maneiras de facilitar a comunicação e, consequentemente, melhorar as relações:
1. Ser claro com a mensagem que deseja passar e identificar o que está incomodando
Muitas vezes nós sabemos que há um problema na relação, mas não identificamos com clareza qual é o ponto que está incomodando. E o pior: muitas vezes sequer sabemos o que desejamos naquela situação. Indicar para o outro exatamente o que está desagradável e verbalizar qual era a sua necessidade naquele momento é fundamental para que a conversa tenha um objetivo claro e preciso. É necessário identificar e apontar o seu desejo para o outro em forma de ações concretas, evitando frases amplas e de duplo sentido.
2. Prestar atenção no jeito de falar
É comum que uma mensagem seja interpretada como uma briga ou um ataque pela forma com que nós nos comunicamos. Isso acontece porque às vezes podemos usar um tom de voz ou alguma expressão facial que podem dar um tom diferente para o que tentamos falar. É por este motivo também que conversas por mensagens de texto e redes sociais podem ser facilmente tiradas de contexto e se tornarem discussões, afinal é mais difícil demonstrar reações e sentimentos através de um texto. Se pergunte como você pode se comunicar com respeito e carinho em tudo que for dizer para o outro, e de que forma você gostaria de ouvir aquilo se estivesse no lugar dele.
3. Falar sobre seus sentimentos em vez de criticar diretamente
Conversar sobre ações especificas e como elas te fazem sentir nos torna vulneráveis e dispostos a resolver conflitos sem criticar e acusar o outro. Quando uma pessoa se sente atacada e criticada, ela tende a se defender e ficar mais resistente ao que você está falando. Dizer “eu me sinto triste quando você não me liga, gostaria de falar com você mais vezes pelo telefone” é diferente de dizer “você não me liga nunca, parece que não quer falar comigo”.
4. Ouvir antes de julgar
Nós julgamos o comportamento da outra pessoa a partir de nossos valores, objetivos e necessidades. Não é possível assumir que os outros terão as mesmas intenções que nós, ou que tomaram alguma atitude de má fé. Quando eu me mostro disposto a ouvir abertamente o outro, consigo transformar a situação em uma conversa, e não em suposições.
5. Assumir a responsabilidade pelos próprios sentimentos e atos
Levando em conta que nós temos nossos próprios valores, pensamentos e sentimentos baseados em nossa história de vida, não é possível presumir que a ação do outro é a causa de alguma dessas coisas, e sim o estímulo. Entender o porquê daquele comportamento ter te afetado é importante para o autoconhecimento e para não transferir para todas as relações o que é seu.
6. Repetir em voz alta o que o outro disse
Quando ambas as partes repetem um para o outro o que entenderam da conversa e do que foi dito, há a possibilidade de corrigir uma possível interpretação equivocada do que foi dito.
7. Fazer psicoterapia
A psicoterapia é um processo de autoconhecimento, processo este que identifica quais são os seus valores, o que é importante para você, quais seus objetivos e o que você procura em uma relação. Conhecer a si mesmo é muito importante para identificar as próprias reações e sentimentos, abrindo espaço para relações mais saudáveis e para uma vida alinhada com o que você deseja.
Com a aplicação e treino destas dicas, pode se tornar mais fácil de ter conversas mais produtivas e empáticas, melhorando os relacionamentos à nossa volta, e, consequentemente, a nossa qualidade de vida.